A PEQUENA EMPRESA PODE SER DIGITAL?

A transformação digital se tornou um conceito muito falado, mas pouco entendido. As pequenas empresas podem ser transformadas para um negócio digital? Esse é uma questão importante para todos empresários ou quem trabalha com as pequenas empresas. A nova fronteira da competitividade empresarial são as conexões e para isso o digital ajuda bastante.

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Existe muito conteúdo sobre transformação digital, mas pouco se fala se a pequena empresa pode ser digital.

Hoje é quase um mantra, gurus e coachs sempre falam dos sucessos globais, da transformação das grandes empresas e do surgimento das tecnologias disruptivas. Mas o quanto desse conteúdo é realmente relevante para pequenos negócios? Principalmente para os pequenos negócios tradicionais.

A ideia de transformação digital (TD) geralmente vem com o mito da tecnologia, ou seja, é a tecnologia, o hardware, que vem a mente de muitos pequenos empresários em empresas já competitivas, mas que não estão nem próximas ao estado-da-arte na tecnologia digital. Confunde-se tecnologia com transformação digital.

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O conceito de Transformação Digital

Um conceito interessante, encontrei nos autores do texto “Digital Transformation of Business Model…”, dos autores Schallmo, Williams e Boardman (disponível aqui https://bit.ly/2Ifz5gb). Para os autores uma “estrutura de transformação digital inclui a rede de atores como empresas e clientes em todos os segmentos da cadeia de valor com a aplicação de novas tecnologias”.

Ressalta-se então que no centro da transformação estão relacionamentos, numa rede com pessoas, no papel de clientes, fornecedores e empresas com atividades complementares para seu negócio.

Quero dizer com isso que apesar do conceito de transformação digital remeter a ideias e usos de tecnologias sofisticadas, a transformação quer dizer que o negócio tem que se voltar para fora, se voltar para o ser humano, para os grupos de interessados no sucesso do negócio (stakeholders), se orientar para o mercado.

Então, o que não fazer?

Acertar a transformação digital pode ajudar uma pequena empresa a alcançar uma série de benefícios tradicionais (por exemplo, vantagem competitiva, processos aprimorados, custos reduzidos, relacionamento mais próximo com os clientes) e também criar novas oportunidades (novos mercados, novos fluxos de receita, novos relacionamentos com fornecedores, novos processos – em resumo, novos modelos de negócios).

Portanto, vários estudos de caso podem ser encontrados na literatura que ilustram uma variedade de tais benefícios.

No entanto, também existem muitas maneiras de errar:

  • por não conseguir se adaptar às novas tecnologias;
  • pela falta de entendimento do comportamento do cliente, não se conectar;
  • Não fazendo planejamento ou mesmo planejando mal;
  • pela falta de capacidade em envolver os funcionários e as partes interessadas (stakeholders);
  • por não entender o significado das mudanças de paradigma no mercado; e
  • ao não prever os verdadeiros custos da mudança.

Qualquer uma delas pode afetar seriamente uma empresa, seja ela pequena ou grande, até causar o total fracasso da operação.

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