Porque sua empresa pode estar prestes a morrer

Como se enquadrar num mundo onde as competências mudam exponencialmente.

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Na década seguinte a segunda grande guerra os EUA entraram em uma época de grande desenvolvimento tecnológico. A Guerra Fria com a antiga União Soviética e o esforço de guerra entre 1941 e 1946, geraram um conjunto de tecnologias que seguiram em seu desenvolvimento e difusão por toda a economia.

Em 1953 a força aérea americana desenvolveu um estudo que rastreou o progresso dos voos aéreos nos EUA, dos irmãos Weight até aquela data. No relatório existia um gráfico que sinalizava, prospectivamente, que a viagem a Lua logo seria possível. À época se imaginava uma alunissagem possível nos anos 2000.

Em 1965, pouco mais de uma década depois do estudo da força aérea, Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, lançou um artigo intitulado Cramming more components onto integrated circuits, mostrando a mais famosa de todas análises de tendências técnicas.

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Moore observou em seu artigo que a quantidade de chips no computador havia dobrado a cada ano desde a invenção do circuito integrado em 1958. A Lei de Moore, uma das leis fundamentais para entender o mundo exponencial em que vivemos, afirma que a cada 18 meses o número de transistores um circuito dobra, o que significa que a cada 18 meses os computadores ficam duas vezes mais rápidos pelo mesmo preço.

Aumentaram-se a capacidade e velocidade de processamento de dados, a quantidade dos dados e a velocidade de troca de dados tudo isso para facilitar a tomada de decisões.

Decisões cada vez mais rápidas

O ponto aqui é mostrar que a revolução do chip, junto com a capacidade de armazenamento e a velocidade de comunicação entre equipamentos eletrônicos, vem aumentado de forma exponencial nos últimos 40 anos.

Ou seja, aumentaram-se a capacidade e velocidade de processamento de dados, a quantidade dos dados e a velocidade de troca de dados tudo isso para facilitar a tomada de decisões.

É nesse ponto que você precisa pensar em sua organização nesse contexto. Não importa o tamanho, a localização, o tipo de produto ou cliente, entender e adaptar seu negócio para essa revolução que está ocorrendo nos negócios, a revolução digital, é questão de vida ou morte.

O mundo está mudando de modo exponencial e suas competências para empreender e trabalhar tem que acompanhar esse ritmo.

Desenvolvendo novas competências

Como fazer isso então? Passo aqui algumas dicas de como desenvolver novas competências para que você enquadre seu negócio no contexto digital dos negócios.

1. Trate a inovação como uma filosofia

A inovação pode ser lugar comum numa economia exponencial, mas você pode inovar em entregar de forma ágil, barata e com qualidade novos produtos e serviços ao cliente. Isso é possível entendendo profundamente o que está mudando em seu ramo de atividade e como seu cliente decide pela compra.

2. Explore sua rede de clientes e construa plataformas para entregar seus produtos e serviços e de seus concorrentes.

Ofereça novos serviços para seu cliente ou reduza substancialmente algum custo que ele venha a ter. Entenda as tendências de seu mercado e como seu cliente escolhe seu produto e dos concorrentes.

3. Incorpore a Tecnologia da Informação em seu negócio

Tais como fonte de dados sobre seus clientes e a operação de seus negócios. Lembre que na economia exponencial, dados são ativos que irá te trazer lucros. Os dados permitirão a você entender seu mercado e como seu cliente toma decisões.

Essas dicas inicias podem fazer a diferença em seu negócio. Leia mais, participe de grupos de especialistas, aumente seu contato com concorrentes, clientes e fornecedores para consolidar seu conhecimento. Lembre-se que numa economia exponencial você pode fazer muito dinheiro a partir de sua base inicial.

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