Você precisa entender estas grandes oportunidades antes que seja tarde

As estratégias das empresas surgem do estudo de oportunidades do ambiente competitivo. Veja aqui 4 áreas que sinalizam com grandes oportunidades.

Acompanhe também nas redes sociais:

Empresários e empreendedores em início de atividade sempre estão buscando oportunidades. Perguntas sobre o que está dando dinheiro, qual a ideia que pode aproveitar as oportunidades e se meu negócio vai no caminho certo, mostram as principais dúvidas de quem está no mercado para vencer.

Apresento algumas oportunidades que a economia brasileira irá oferecer para você. Logo depois coloco algumas dicas em como aproveitá-las.

1. Economia brasileira volta a crescer em 2019

O Boletim Focus do Banco Central do Brasil mostra que existem boas perspectivas de crescimento da economia em 2019, por conta da baixa inflação, melhoria no nível de emprego, taxa de juros baixa (média de 6,75%) e redução do endividamento de empresas e famílias.

Fique por dentro das tendências do mercado com mais rapidez no conforto da sua caixa de entrada:

Haverá um pouco mais de folga para o consumo e investimentos. Além da melhora da confiança do empresariado com o novo governo. Tome sempre o pulso da economia, ajuste a diversidade de seus produtos (estoque) e entenda as tendências de seu ramo de atividade que suas vendas estarão garantidas.

2. Maior disponibilidade de canais digitais para comunicação com o cliente

As pequenas empresas do Brasil estão utilizando cada vez mais habilidades digitais para fazer mais e melhores negócios. Segundo dados do SEBRAE, em uma pesquisa sobre Transofrmação Digital na pequena empresa, as empresas já entenderam que precisam ir para o mundo digital para fazer bons negócios.

Os microempreendedores individuais, por exemplo, aumentaram o uso  de computadores e 73% deles estão conectados à internet para fazer negócios. O Facebook é utilizado por 40% das empresas e o WhatsApp por 72%, ou seja, se você ainda não está conectado pode estar fora do mercado.

3. As empresas estão aumentando o engajamento ambiental

Mais empreendimentos de pequeno porte estão aderindo a práticas sustentáveis nas rotinas de trabalho. Pesquisas mostram que 93% dos empresários estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Os números sinalizam que os gestores investem em eficiência energética e na gestão de resíduos por conta da preservação ambiental (67%), da redução de custos (20%), marketing e propaganda (3%) ou para cumprir as leis do setor (2%).

Esses indicadores mostram que é possível utilizar a sustentabilidade para aumentar a adesão dos consumidores mais comprometidos com causas ambientais aos produtos e serviços da empresa.

4. Surgimento de novas modalidades de crédito para pequenas empresas

Um dos problemas do crescimento da pequena empresa é o crédito. Com a ascensão do mundo digital, novas formas de tomar crédito, além dos bancos comerciais tradicionais, tem surgido no Brasil.

Uma delas é o crédito P2P, que são plataformas que conectam investidores com tomadores de crédito com bons projetos para captação. Outra são as fintechs que usam a tecnologia para reduzir riscos e aumentar a oferta de crédito e outros serviços financeiros para as empresas, como maquinas de cartão de crédito, pagamento via celular (QR code) e desburocratização e rapidez na entrega do crédito às empresas.

Contudo um bom modelo de negócios para melhorar a reputação do tomador é imprescindível. Entender seu setor de atuação e entregar bem sua proposta de valor poderá garantir crédito, pois haverá maior confiança em um fluxo de caixa positivo.

Para aproveitar essas oportunidades é importante entender da dinâmica da economia, em como desenhar seu modelo de negócios e qual sua proposta de valor. Isso se torna fácil quando você possui acesso a dados, informações e conhecimento sobre os temas em alta. Deixe seu email e se mantenha sempre atualizado por meio do Sururu Talks.

Como este conteúdo foi útil para você?

Clique em uma estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!