SURURUTALKS


O trabalho não é ruim. Ruim é ter de trabalhar!

O trabalho não é ruim. Ruim é ter de trabalhar!

Ajuda Empresarial | 28/06/2019

Um comercial de TV está fazendo uma pergunta instigante: o que você vai ser quando envelhecer?

O envelhecimento da população é uma verdade e uma dádiva, ao pensar que em 1970, ano de meu nascimento, a expectativa de vida ao nascer era de 59 anos. Hoje é quase 76 anos. E continua a aumentar. Então, diante da possibilidade de viver mais, o que você vai ser quando envelhecer?

Pois é, uma pergunta complicada, principalmente para quem está iniciando na vida profissional e ainda está tentando se consolidar. Mas fique sabendo que, provavelmente, você irá mudar de profissão algumas vezes na vida. É grande, também, a probabilidade de você atualmente não está exercendo a profissão pela qual se graduou na faculdade ou que já esteja empreendendo em um negócio seu.

Outra questão importante, ao envelhecer, não é mais por quantas profissões você passou, mas se vai parar de trabalhar. Será que você vai se aposentar? Provavelmente não. Não porque a reforma da previdência não irá ser aprovada, mas porque você não vai querer parar de trabalhar. O “trabalho”, quando você envelhecer, não será o mesmo de hoje em termos de rotinas, horários e locais. A realidade já mostra isso com os Home Offices, o trabalho remoto, as reuniões de trabalho em cafés ou até na praia. Diversão, prazer e trabalho caminharão juntos, mas isso só será possível se você continuar fazendo a pergunta: o que eu quero ser quando envelhecer?

Para que isso seja possível, será necessário reconfigurar a nossa forma de ver o mundo. Por exemplo, nosso escritório cada vez mais será a nuvem, nosso lugar de trabalho será onde tiver conexão com internet, os resultados serão recebidos quase que instantaneamente por nossos clientes. Não podemos pensar em empresas e ocupações como lugares físicos ou seguindo rotinas de segunda a sexta, ou sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Esse mundo já acabou. Então, como vamos reconfigurar nossa forma de pensar ao longo de nossa vida?

➡ Olhe e entenda as mudanças em seu entorno – frequente eventos, leia, estude e se controle diante das muitas dispersões que mundo digital nos oferece.

➡ Visite outros lugares e observe as outras pessoas – ao observar outras pessoas você pode verificar e aprender como elas utilizam talentos semelhantes ao seu para ter sucesso.

➡ Estude continuamente – uma das principais habilidades para a vida será aprender sempre e desaprender o que não serve.

➡ Entenda de tecnologia – somos seres tecnológicos, de nossos sapatos ao smartphone que você usa, tudo é fruto de avanços tecnológicos.

➡ Entenda como as redes funcionam (clientes, fornecedores, complementares) – conexões e redes já são, e talvez, sempre foram os principais insumos para o sucesso.

➡ Entenda sobre seus talentos e habilidades!

 

Atualmente envelhecer não é só uma consequência da vida, mas é o prolongamento dela.

#futurodotrabalho #habilidades #talentos

Relacionadas