SURURUTALKS


Entenda sobre a Inteligência Artificial para pequenas empresas.

Entenda sobre a Inteligência Artificial para pequenas empresas.

Pequena empresa | 03/04/2020

A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta fundamental para as pequenas empresas nessa época de conexões. Foi inventada para apoiar os seres humanos em determinadas tarefas repetitivas e manuais. Contudo, atualmente a IA oferece um leque de aplicações fundamentais para a vantagem competitiva das empresas.

Nesse artigo iremos mostrar como as micro e pequenas empresas mais progressistas e com visão de futuro podem se beneficiar da inteligência artificial e suas ferramentas derivadas.

É possível perceber o interesse crescente em empresas e startups que oferecem soluções em contabilidade, empréstimos, análise de dados financeiros para pequenos negócios.

Exemplos de plataformas como conta azul , loja integrada , nuvemshop, além da iniciativa recente da Magalu. Esta última com uma plataforma para pequenos negócios vender na crise do coronavírus tudo isso, é de baixo custo e fácil implementação.

Definindo a inteligência artificial

Precisamos saber o que é Inteligência Artificial antes de investigar os impactos que eles trazem para pequenas e médias empresas.

A Inteligência artificial definida pelo Oxford Dictionary é:

o desenvolvimento de sistemas de computador capazes de executar tarefas que geralmente exigem inteligência humana, como percepção visual, reconhecimento de fala, tomada de decisão e tradução entre idiomas.

Traduzindo, a inteligência artificial é capacidade de sistemas computacionais para executar tarefas repetitivas que são executadas por humanos. Além de tomar decisões que são consideradas complexas, analisando quase que instantaneamente milhões de dados disponíveis.

A IA é utilizada para o reconhecimento de imagens, textos, números para assim, filtrar, classificar e prever cenários que normalmente não são percebidos pelo cérebro humano.

A inteligência artificial, como área de conhecimento humano, é multidisciplinar e utiliza conceitos que vão desde a biologia, a economia, com base na ciência da computação e passando pela filosofia, por exemplo.

Como as pequenas empresas médias empresas podem aproveitar a IA agora?

Usamos serviços de IA todos os dias,  parece tão acessível para nós consumidores que termina sendo invisível. A inteligência artificial faz parte daquelas tecnologias de uso geral, que são pervasivas em vários setores econômicos e atividades.

Essa tecnologia, em muitas situações já está ao alcance de pequenas empresas.  O impacto se dará no aumento da eficiência nos processos de negócios por meio da utilização otimizada dos dados da organização.

As MPE inovadoras estão reduzindo significativamente os custos através da adoção de ferramentas como chatboots, plataformas digitais desenvolvidas com o uso da IA e oferecendo excelentes experiências aos clientes. Quebrando o mito de que a inteligência artificial não é apenas para empresas com grande orçamento.

O principal processo das pequenas empresas impactado é o relacionamento com clientes e fornecedores.

Para muitos proprietários de pequenas empresas, a implementação da inteligência artificial (IA) pode parecer um desafio, mas as vantagens aparecem em diversas situações, listamos 4 impactos significativos nos pequenos negócios nos próximos anos.

A IA ajudará a tornar as pequenas empresas mais produtivas

A produtividade pode ser uma das medidas mais adequadas para medir a performance organizacional das empresas. Dessa forma, quando a IA é incorporada nos processos operacionais e fluxos de trabalho apoia a empresa e seus colaboradores no direcionamento da execução de tarefas mais críticas e criativas. Isso torna a empresa mais produtiva e competitiva.

De acordo com a Accenture, empresa global de consultoria de gestão e serviços profissionais, a IA aumentará a produtividade em até 40% e permitirá que a força de trabalho faça uso mais eficiente de seu tempo. Nesse contexto, a IA é uma tecnologia que poderá permitir as pequenas e médias empresas maior eficiência.

O principal impacto econômico da IA será na produtividade das pequenas empresas, permitindo redução de custos e aumento da produção de bens e serviços. Para a Accenture, informação e comunicação, manufatura e serviços financeiros são os três áreas das empresas que mais se beneficiarão com a aplicação da IA.

Os serviços financeiros já estão quase que totalmente automatizados pelos aplicativos bancários, que por trás, geralmente, está rodando uma inteligência artificial. O trabalho do marketing digital das pequenas empresas é realizado por IA, por meio das ferramentas sugeridas pelos especialistas.

No caso da manufatura, ainda existe uma enorme lacuna tecnológica das empresas brasileiras frente algumas pequenas empresas americanas e chinesas.

A inteligência artificial auxiliará  na tomada de decisão e obter insights com dados.

As pequenas empresas precisam tomar decisões de negócios todos os dias. Os dados são a peça chave nesse processo. E quando as pequenas empresas têm acesso a ferramentas e análises estatísticas elas podem aprender mais sobre seus clientes e descobrir novas oportunidades de mercado.

A IA pode impactar com análise de sentimentos, algoritmos de aprendizado de máquina que rastreiam as preferências e os hábitos dos clientes, se tornando, portanto, melhor posicionadas para atender às necessidades específicas de sua clientela.

“Os dados costumavam ser números estruturados, mas na era digital somos confrontados com muitos tipos diferentes – texto, imagens, vídeo, voz e neurodados – e eles são um desafio para capturar e analisar” -Martin Wetzels

É fato que cada vez mais as empresas, sejam elas pequenas ou grandes corporações vão passar a ter uma orientação baseada em dados. Usar dados para dar suporte à tomada de decisões ou eliminá-las por meio da automação de processos.

A internet é a tecnologia de fundo para a revolução da IA. Ela está presente na maioria de algumas regiões distantes e as pequenas empresas nestas mesmas regiões podem usufruir da IA. Seja via os canais de comunicação do mobile, seja nas redes sociais.

Também existem as plataformas, ecossistemas de fornecedores e clientes em lojas virtuais, e outros modelos de negócios no espaço virtual que podem potencializar a vantagem competitiva das empresas.

Por fim, todos os que trabalham para e com as pequenas empresas precisão saber lidar com as aplicações da IA. O mundo está cada vez mais digitalizado e conectado, portanto, estratégias de conexões e de utilização das tecnologias digitais para o negócio é fundamental para o sucesso.

Contribuição de Gilson Castro, aluno do curso de economia da Universidade Federal de Alagoas. Entusiasta de tecnologia. Componente do Grupo de Estudos em Tecnologia, Inovação e Competitividade.

https://blogideiafrugal.wordpress.com/

Relacionadas